MOSTEIRO DE SÃO BENTO - RJ
quinta-feira, setembro 13, 2012É terminantemente proibido tirar fotos dentro do Mosteiro de São Bento, mas como assim? Eu andei um monte, demorei horas para chegar e nenhuma fotinho para registrar o momento? Pois bem, violei a regra e a minha teimosia fez com que eu o segurança ficasse furioso comigo.
Quase perdi minha máquina, por implorar não chamaram a polícia, mas me deram um sermão daqueles, e olha que as fotos nem ficaram boas.
Queria ter tirado mais mas isso foi o que eu consegui! Espero que gostem!
Para quem não sabe, o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Baía em 1590 e é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país, as missas ainda são feitas em Gregoriano. Ao lado havia um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Brasil: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou personalidades brasileiras, como Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, Antônio Silva Jardim e Villa-Lobos.
Toda a parte interna da igreja é forrada com talha dourada que vai do estilo barroco de fins do século XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII.
O primeiro escultor ativo na igreja foi o monge português Frei Domingos da Conceição, tem história, né?
Existem visitas monitoradas à igreja, onde são apresentadas e explicadas as obras, imagens, talhas e estilos arquitetônicos, lembrando que não se pode tirar fotos!
O mosteiro está aberto diariamente no horário das 7h as 18h, exige-se traje adequado para ingressar no templo.
A clausura do mosteiro não é aberta à visitação, com exceção de alguns dias, como Corpus Christi e Dia de Finados, quando os fiéis têm acesso ao interior do mosteiro, porém somente ao claustro.
0 comentários
Muito Obrigado por comentar! Em breve seu comentário estará no ar! Beijokas :)