O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO - RN
segunda-feira, novembro 05, 2012Com uma área de de aproximadamente 8500 m², a 12 km de Natal, fica o maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas de Caju.
O cajueiro foi plantado em 1888 pelo pescador Luís Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro e em 1994, o cajueiro entrou para o Guinness Book
O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados, com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de dois cajueiros. O maior, que sofre da mencionada anomalia, cobre aproximadamente 95% da área do parque; existe também um outro cajueiro, plantado alguns poucos anos antes, que não sofre da anomalia.
Você pode circular por entre os troncos, subir no mirante no próprio cajueiro que é muito frequentado por turistas. Dele, se tem uma visão panorâmica do cajueiro e da praia de Pirangi do Norte.quando eu fui não tive a sorte de encontrar Cajus no pé, quem sabe você tenha!
0 comentários
Muito Obrigado por comentar! Em breve seu comentário estará no ar! Beijokas :)